Cultura

Folha de Pernambuco


Simone Lima

Foco

Simone Lima traz temas e personalidades da política, economia, cultura e entretenimento (social@folhape.com.br).

 

No Imip

Em sua 14ª edição, a Exposição de Artes do Imip teve uma função para além dos fins beneficentes a que se propõe – 50% da arrecadação é revertida para a entidade. Com o Salão de Artes de Pernambuco em suspenso, o curador Pedro Frederico construiu no evento deste ano, que saiu do Santander Cultural para o Museu do Estado, um amplo panorama da arte produzida atualmente em Pernambuco, trazendo um olhar generoso sobre o trabalho de artistas da cena contemporânea e abrindo um espaço inédito para a fotografia.

Isso é arte?
O presidente do Imip, Carlos Moraes, e a diretora da Fundação Alice Figueira, Silvia Rissin, receberam os convidados. O Museu do Estado ficou lotado, uma vez que estavam em cena o trabalho de mais de 120 artistas. Lado a lado, obras de Reynaldo Fonseca, Gil Vicente, Brennand e Ismael Caldas dividiam espaço com novos talentos da arte contemporânea, como Jeims Duarte e Carlos Mélo. Era, aliás, de Carlos Mélo, a obra mais provocativa da exposição: uma camisa com uma gravata de cabelos. Também uma pipa de Bruno Vieira e garatujas de Bruno Monteiro provocaram estranhamento.

Bolinha vermelha
Com preços variando entre R$ 300 (a pipa de Bruno Vieira) e R$ 10 mil (Gil Vicente, Brennand), cerca de 30% das obras foram vendidas na vernissage. Um número considerado ótimo pelo curador Pedro Frederico. A exposição vai até o dia 19.

Presenças
Entre nomes que foram prestigiar a exposição, Margot Monteiro, diretora do Museu do Estado; Pedro Eurico, José Cláudio, Edson Menezes, Badida, Thina Cunha, Roberto Lúcio, Jomard Muniz de Britto, Augusto Rodrigues, Alejandro Hurtado, Fernando Neves, Márcio Almeida, Tancredo Albuquerque, entre muitos outros.

Carrão e música
Foi concorrida a festa de lançamento do premiado SUV Ran­ge Rover Vogue 2013, terça, na Rota Premium. Como mimo, os anfitriões do evento, José Ranulfo e Paula Queiroz, distribuíram entre os convidados o CD “The Sound of Meridian”, que foi usado para testar o moderno sistema de som do novo modelo, chamariz do carro. A primeira faixa do álbum, “The Mallen Streak Orchestra - Walk ant my side”, foi composta exclusivamente para o lançamen­to do Range Rover Vogue 2013.

“Show da fé”

Com um séquito de fãs e­nor­me no Recife, o pa­dre/ can­­tor pop Fabio de Melo vol­ta à Cidade, dia 25, para show no Clube Português, em dobra­dinha com Frei Damião Sil­va. O religioso é famoso pe­­los seus sermões, e também comanda programa de rádio que é líder de audiência, atingindo um público de aproximadamente 300 mil ouvintes.

é Hoje
Por proposta da deputada Raquel Lyra, o presidente da Assembleia Legislativa homenageia, às 10h, em expediente especial, os seis anos do programa Folha Alerta, comandado pelo jornalista Tarcísio Regueira, da Rádio Folha 96,7.

A Blue Angel abriga, a partir das 17h, o 12º Chá do Gac, evento que tem como foco anga­riar fundos para a constru­ção da Casa Dia, espaço de acolhimento para pacientes e famílias. Os cantores Marina Elali e Gustavo Travassos emprestam sua solidariedade ao evento.

Socorro, Antônio e George Trigueiro, dirigentes do Hospital Albert Sabin, fazem a entrega, hoje, das novas instalações do centro, em solenidade às 17h30.
O empresário Jairo Pimenta inaugura, às 19h30, a Casa Ofício, em Boa Viagem.

O artista plástico José Barbosa inaugura exposições de quadros e esculturas, às 19h, na galeria Arte Plural. São cerca de 30 peças, inspiradas em tudo que compõe Olinda: paisagens, manifestações culturais, religiosidade e sensualidade.

O Museu Franciscano de Ar­te Sacra da Ordem Terceira de São Francisco do Recife i­nau­gura, às 19h, a mostra “San­­tia­­go de Compostela: Cami­­nho Francês, Patrimônio Cul­­tural da Humanidade”. Fi­ca em cartaz até o dia 10 de ju­nho e a visitação é gratuita. Tem parceria com a Fundação Artístico Cultural Iberoamericana.

O roteirista e historiador Rodri­go Acioli Peixoto lança o roman­ce gráfico “A Morte e a mor­te de Frei Caneca: Filhos de Marte (Tomo I)”, às 19h no For­te das Cinco Pontas, lo­cal onde Frei Caneca foi fuzilado.

Gracita Correia, presidente da OAF do Recife, comandado o Dia das Mães da instituição, a partir das 17h, na sede da entidade.

A cantora Nadja Maria apresenta show dedicado à Copa do Mundo, às 20h, no Festival da Seresta, na Praça do Arsenal. No repertório, promete o Hino Nacional em ritmo de samba.

O bistrô Dalí Cocina estreia, hoje, horário de happy hour, com música ao vivo a partir das 19h.

Miniembaixadores
Duda, filha de Adriana Nunes; e Gabriela e Cecília, filhas de Marcela Brennand, são alguns dos pequenos confirmados como embaixadores mirins do Mini São João da Carvalheira. As três irão, inclusive, posar para o editorial mirim do evento, sob a coordenação de Dorinha Silva e Flávia Torres.

Ao batente
A médica Gisele Saraiva prepara-se para voltar ao batente no seu Atelier Dermatológico no finalzinho do mês. Ela está afastada do metiê desde o nascimento de Rodrigo, o terceiro rebento dela com o empresário Altair Júnior.

The Champions Experience
O Instituto Ricardo Brennand vai ganhar uma estrutura especial para abrigar a segunda edição do The Champions Experience Recife. O evento, no dia 25, gira em torno da final da Liga dos Campeões da UEFA. Tem patrocínio da Heineken, patrocinadora do campeonato europeu.

Mudança de hábito
O chef André Falcão, do La Pasta Galleria, tem chamado atenção por sua nova forma física enxutíssima. O segredo do sucesso? Parou de comer sanduíches e adotou os orgânicos. Esses, aliás, ele vai comprar uma vez por semana em um sítio no município de Amaraji. O chef adotou os orgânicos tanto em sua dieta de dia a dia quanto no cardápio do seu restaurante.

Cenário

De idade nova, hoje, Artur Peixoto, Cristina Lins de Olivei­ra, Elizabeth Costa, Eduardo Loyo Malta, Fernando Luiz da Câ­mara Cascudo, Jorge Cor­te Real, Alberto Nogueira Vir­gí­nio, José Ivo de Paula Gui­ma­­rães, Ro­sa Maria Cordeiro, Paula Du­beux Bacelar, Ronal­do Rodrigues, Débora Beltrão, Neide Rapôso, José Ne­ves Filho, Gilda Mar­tins, Sarita Tabatchnick e Nad­ja Arraes de França.

Ana Célia Farias, secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, representou a secretária Laura Gomes em seminário de Inclusão Produtiva, esta semana, em Campinas.

Marcelo Affonso e Bruno de Barros, da Personal Club, e treinadores de personalida­des como Ivete Sangalo e Dur­val Lelys, estarão no Recife, amanhã, para lançar o Desafio Ka­i­ak, ação da Natura na Cidade, que vai até o dia 19, para a promoção do perfume. Será no Shopping RioMar.

Múltiplas fivelas
, tecidos com aplicação de glitter e tachas são a aposta da coleção Caleidoscópio, que acaba de chegar nas araras da Uncle K, de Annete Dias.

As dançarinas de dança do ventre Lu Zambak e Hannah Costa e a bailarina Gabriela Zonari, falecida este ano, serão homenageadas no Festival Pernambuco em Dança, que chega a Bezerros, nos dias 16 e 17.

O cantor Alcymar Monteiro, padrinho do 14° Forró Iluminado da AACD-PE, será o homenageado da festa, dia 30, na Arcádia Paço.


  • ROBERTA JUNGMANN

Cartello