Cultura

Folha de Pernambuco


Simone Lima

Foco

Simone Lima traz temas e personalidades da política, economia, cultura e entretenimento (social@folhape.com.br).

 

Convidados de Gonzaga

Circulam pelo Recife o maestro Jaime Alem e a cantora Ma­rília Medalha. Eles são convi­dados do cantor Gonzaga Leal, que grava seu oitavo disco, chamado “De mim”, produzido pela Talento Produções, para ser lançado em julho. Alem foi maestro e diretor musical de Maria Bethânia, de 1989 até 2012. No trabalho de Gonzaga, ele vai produzir a faixa “Água serenada”, da compositora mineira Déa Trancoso.

Já Marília, em aparição rara, ficou conhecida ao vencer com Edu Lobo a canção “Ponteio”, no 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967. Ela vem para gravar “Voo cego”, de Lula Queiroga.

Cedo e sentado
Está virando missão quase impossível conseguir jantar em um restaurante depois de um show ou de uma peça de teatro no Recife. São raros os estabelecimentos em que a cozinha da casa funciona até mais tarde. Em muitos locais, às 23h30 já não se serve mais comida. E muitos bares, que deveriam funcionar madrugada adentro, também têm encerrado suas atividades cada vez mais cedo. A noite do Recife acaba à 1h.

Pega nas estradas
Uma perigosa modalidade tem se alastrado nas estradas pernambucanas, especialmente na BR - 232. Trata-se do “pega” de caminhões e ônibus. Um amigo da coluna conta que por pouco não testemunhou um acidente, naquela estrada, na altura de Caruaru. Os envolvidos? Dois caminhões carregados e um ônibus.

É HOJE
O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, faz a apresentação do projeto “Recife Antigo de Coração”, às 9h30, no seu gabinete, no 7º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

O maestro Lúcio Azevedo, Orquestra Universal, apresenta-se, a partir das 16h, na Dolce Vitrine, na estreia do projeto Chá da Tarde.

Dani Hoover, da Luni Produções; Fátima Pontes, da Escola Pernambucana de Circo, e João Carlos Artigos, do Teatro de Anônimo (RJ) debatem a produção cultural circense, às 14h, no Centro Cultural Correios. Faz parte da programação do 1º Festival de Circo a Céu Aberto.

O chef Hugo Prouvot serve um cardápio especial em jantar harmonizado, às 20h, com o sommelier Federico Fernandez, da vinícola argentina Bodega del Fin del Mundo, da Patagônia. Será no Bistrot du Vin de Boa Viagem.
 
A Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da feira Nordeste MotorShow, dá pontapé ao evento com almoço para convidados, no Pavilhão do Centro de Convenções. O público terá acesso a partir das 16h até domingo.

Mauro Santos, do Gere, comanda almoço, ao meio-dia, no Spettus Derby. No encontro, Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa, participa falando sobre “Os avanços do projeto Copa do Mundo em Pernambuco”.

O Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, sedia, às 19h30, o concurso Miss Recife 2013.

Calçada da fama
O produtor Augusto Acioli ganhou um azulejo na calçada da fama. Da rua Padre Roma, 772, Parnamirim. O endereço é do Bar do Neno e a distinção foi uma homenagem dos amigos Lula Sampaio e Licínio Dias em retribuição aos seus “serviços etílicos prestados” naquele bar. A entrega, cla­ro, foi regada a muito cho­pe. A banda Só na Marosidade tocou por duas horas e meia. Tomás Alencar, Waldemar Valente, Jorginho Peixoto, Bruno Ramos, Paulo Labanca, Ciro Couceiro, Lucas Maciel foram alguns dos que pintaram por lá.

Cinco estrelas
Nando Reis, que se apresenta, sábado, no Chevrolet Hall, não abre mão de hotel cinco estrelas. Uma das exigências dele, todas as vezes que vem ao Recife, é ficar hospedado no Atlante Plaza. Não troca o local por nada. Dessa vez, ele hospeda-se lá, mas os músicos e produtores ficam no Hotel Transamérica.

Dia do ciclista
O dia 10 de março poderá se transformar em efeméride comemorativa ao ciclista. Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei para instituir o Dia Estadual de Respeito aos Ciclistas, de autoria do deputado Ricardo Costa. Segundo o projeto, a data comemorativa tem o objetivo de estimular a reflexão e mudanças de atitude no relacionamento entre condutores de veículos e ciclistas.

O dia 10 de março foi escolhido por ter sido data do acidente que ocasionou a perda de um braço do ciclista David Santos Souza, em São Paulo. O episódio virou um símbolo da causa dos ciclistas.

No Lindu
Elba Ramalho apresenta show de seu disco novo, “Vambora lá dançar”, nos dias 4 e 5 de maio, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.

No dia 11, no mesmo teatro, quem se apresenta é o músico Lucas dos Prazeres, no espetáculo solo “O som da vida”, em que toca, canta e dança.
 
Acordo de língua
O diretor do British Council no Brasil, Richard Masters, e o ministro britânico para Negócios, Vince Cable, estão no Recife para firmar acordo com o Governo do Estado e com o Instituto HSBC Solidariedade. Por meio do acordo, um grupo de professores de inglês da rede pública de ensino do Estado vai viajar para o Reino Unido para que aperfeiçoem o inglês e os métodos de ensino da língua.
 
Ela abre
Quem abre o show de Roberta Sá, dia 17 de maio, no Teatro da UFPE, é a cantora Núria Mallena, natural de Ouricuri. Ela ganhou certa fama ao emplacar uma música na novela “Cordel encantado”, exibida pela Rede Globo em 2011.

Entre nós
A top Emanuela de Paula, que hoje completa 24 anos, está hospedada no Nannai, em Muro Alto. Natural do Cabo de Santo Agostinho, a modelo da Victoria’s Secret retornou ao Estado na companhia do fotógrafo Renê de Paula para realizar projeto dele, um clipe com trilha sonora de Jorge Du Peixe. Na noite de terça, aliás, o resort ficou bastante animado com um coquetel servido em torno da modelo.

Papo ao vinho
Armênio e Mônica Dias, do restaurante Leite, receberam o casal Eugênio Branco e Ana Maria, da vinícola portuguesa Quinta do Portal, uma das mais sofisticas daquele país, localizada na região do Douro. Na pauta de conversas, amenidades e investimentos em Pernambuco.

Cenário

Viram o ano, hoje, Alexandrino Rocha, Consuelo Antunes, Erasmo Falcão, Fátima Cavalcanti, Fernan­do Antônio Tude, Mônica Morais, Paco Fonseca, Regina Notari, Heraldo de Sá, Cristiano Lins, Dalton Torres e Ulisses Tenório.

Os sapatinhos de infância, seu e do irmão, banhados em cobre e níquel pela Verde que Catarina Brito usa na decoração da loja de enxovais que leva o seu nome chamou a atenção das clientes. Tanto que ela decidiu fechar parceria com a Verde para oferecer o serviço.

Comandado por Gisela Abad, o escritório 2abad Design teve projeto selecionado para participar da 10ª Bienal Brasileira do Design Gráfico, em junho, em São Paulo.

A escritora Carmen Nusinov lança seu livro “Duas vidas – A dupla face da individualidade entre Brasil e América”, sexta-feira, na Livraria Jaqueira.
 
A professora de português Betânia Ferreira e o empresário Bruno Coutinho lançam portal de educação digital para vestibulandos, chamado Nota Máxima.
 
A Associação Municipalista de Pernambuco vai fazer assembleia extraordinária, segunda-feira, para discutir problemas da seca.


  • ROBERTA JUNGMANN

Cartello